Conceitos

Criado pelo alemão Joseph H. Pilates, o método se traduz em um princípio preventivo e reabilitacional completo, com uma variedade incrível de exercícios realizados no solo e em aparelhos, que objetivam promover ganho de força e flexibilidade, relaxamento, alívio de dores e desconfortos musculares, reeducação postural, harmonia corporal e integração consciente entre corpo e mente. Todos os exercícios são associados à respiração realizada de forma rítmica, lenta e ideal para a amenização do estresse e melhora da concentração.

 

Benefícios

Os benefícios promovidos pela prática do Pilates são inúmeros, mas citemos como principais:

  • Reeducação postural através da melhora da consciência corporal e da ativação de músculos posturais específicos que não são trabalhados convencionalmente;
  • Melhora do controle dos movimentos, da coordenação e do equilíbrio;
  • Respiração eficaz;
  • Treino de força dos abdominais sem prejuízo da coluna vertebral em nenhum de seus níveis;
  • Fortalecimento da musculatura pélvica, prevenindo ou auxiliando no tratamento da Incontinência Urinária e Fecal;
  • Aumento da capacidade de concentração e maior facilidade na execução das atividades da vida diária;
  • Aumento de flexibilidade, alongamento, força e tônus muscular;
  • Amenização do estresse diário;
  • Melhora do condicionamento cardiovascular;
  • Alívio de dores;
  • Melhora da autoestima e da autoconfiança;
  • Enfim: corpo moldado e mente saudável!

Público Alvo

TODOS podem praticar Pilates – homens e mulheres, obesos e magros, do sedentário ao atleta, do adolescente ao idoso, das grávidas e pós-parturientes aos pacientes em fase de reabilitação, podendo ainda ser recomendado como importante recurso para o alívio da dor e a prevenção de lesões.

Contraindicações

Não existem contraindicações absolutas, mas sim necessidades especiais individuais, segundo as quais os exercícios serão adaptados para cada aluno. Gestantes, cardiopatas, pessoas em pós-operatório e outros grupos especiais farão movimentos específicos, prescritos personalizadamente, embasados no encaminhamento médico.

Variações do Método

Os exercícios podem ser feitos no solo ou em aparelhos específicos. O que diferencia o trabalho no solo e nos equipamentos é a utilização, no segundo, de molas com diferentes níveis de resistência, que podem auxiliar ou dificultar o movimento.
Tanto nos aparelhos quanto no solo podemos trabalhar braços, pernas, abdômen, musculatura respiratória e postural, equilíbrio e coordenação, isolada ou associadamente. Além disso, treinar os músculos em diferentes posições (em pé, sentado, deitado, ajoelhado ou em quatro apoios) estimula a integração mente-corpo em várias situações, promovendo um trabalho global, tão comum nas aulas de Pilates.

Solo (Mat Pilates)

No solo, as atividades são realizadas sobre colchonetes e a resistência é imposta pelo peso do próprio aluno, às vezes amenizada ou aumentada por acessórios como rolos, bolas de diferentes pesos e tamanhos, anéis flexíveis, elásticos, tornozeleiras, halteres, discos de rotação, tábuas de equilíbrio, entre outros.

Equipamentos

Reformer :

Formado por um sistema de polias e roldanas, este equipamento é composto por uma parte móvel que desliza horizontalmente sobre dois trilhos laterais inferiores em resposta ao movimento executado em diferentes posições por braços, pernas e abdômen contra a força imposta pelas molas. Pode ser utilizado tanto para fortalecimento quanto para alongamento e se associado com a Prancha de Salto possibilita um importante exercício para condicionamento cardiovascular com aceleração notável da frequência cardíaca.

Chair :

Com menores dimensões, a Chair exige um bom controle dos movimentos e por isso é bastante utilizada para treino de equilíbrio, tronco e pernas, mas também oferece uma gama importante de exercícios para membros superiores.
O mecanismo principal de utilização da Chair é representado por seus pedais, que podem, juntos ou separadamente, subir ou descer em resposta à força do aluno. Ao contrário do reformer, a Chair desliza verticalmente, como se fosse uma catapulta.

Cadillac :

É o equipamento mais versátil de todos eles. Sua estrutura em aço inox assusta indevidamente os iniciantes, mas após o primeiro contato os alunos se apaixonam por sua segurança e capacidade de proporcionar inúmeros exercícios para braços, pernas, abdômen, equilíbrio, coordenação e principalmente treino de superação e persistência.
Além das molas, o Cadillac conta com outros acessórios que promovem alongamento muito eficaz e rápida adaptação / evolução na execução dos exercícios. Este aparelho permite trabalhar e estabilizar músculos de forma isolada, sendo bastante utilizado também nos processos de reabilitação.