Fisioterapia

 

Em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia

O fisioterapeuta ortopédico atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos. Pode atuar em fraturas, torções, amputações e lesões musculares, inclusive impedindo que essas ocorram ou evitando em alguns casos uma cirurgia, trabalhando de forma preventiva. Utiliza como recursos, métodos especiais e em alguns casos equipamentos, produzindo os seguintes benefícios:

  • Alongamento e fortalecimento da musculatura (evitando atrofias);
  • Prevenção de edemas;
  • Amenização ou correção de deformidades;
  • Alívio da dor;
  • Treino de equilíbrio e coordenação motora.

 

Em Saúde da Mulher

O fisioterapeuta atua nesta área preparando, educando, adaptando e conscientizando a mulher sobre as transformações fisiológicas que ocorrem no período da gravidez, facilitando todo esse processo, atuando principalmente na melhora da postura durante e após a gestação e na melhora da circulação nos membros inferiores. Ainda é trabalhada a musculatura da pélvis, de maneira que venha auxiliar no trabalho de parto. Podem também ser realizados exercícios de relaxamento, procurando diminuir o desconforto e aumentar a auto-estima. A Fisioterapia aplicada à Saúde da Mulher também pode atuar na fase do Climatério, quando a mulher geralmente encontra-se acima dos 50 anos e apresenta sintomas específicos da conhecida Menopausa, como calores, irritabilidade, cansaço constante e, principalmente, incontinência urinária. A reabilitação pós mastectomia previne incapacidades, alivia dores e desconfortos.

 

Geriátrica

A atuação do fisioterapeuta junto ao paciente na "Melhor Idade" é preventiva e reabilitacional, com objetivo de promover melhor qualidade de vida. Treinamos equilíbrio e coordenação, incrementamos a postura, melhoramos a marcha, fortalecemos e alongamos a musculatura de maneira global, mantendo a independência, conscientização corporal e auto-estima elevada.